sexta-feira, 13 de maio de 2011

PSICOSE E AUTISMO DIFERENÇAS

PSICOSE E AUTISMO DIFERENÇAS:
As psicoses infantis ao quadros psicopatológicos ,onde podemos observar perturbações mais ou menos marcadas, quer no campo cognitivo, do pensamento e do afecto, quer da linguagem. São quadros heterógeneos, em que há estranheza e bizarria constituindo um campo muito complexo, não só em termos descritivos como em termos nosológicos (patológicos) e etiológicos (causas).
Há psicoses infantis que têm como base mal formações cerebrais, mas também as há, sem qualquer mal formação. Nos últimos anos tem-se falado muito no Síndrome de Asperger, um quadro intermédio entre o autismo, descrito por Kanner e as psicoses simbióticas de Mahler.
O síndrome de Asperger
àfoi descrito ao mesmo tempo que o autismo de Kanner, por volta dos anos 40. Asperger descreve-o como um quadro menos severo do que o autismo de Kannerà podemos denominá-lo de autismo “minor", já que, estas crianças, em regra, adquirem uma linguagem, têm um percurso escolar difícil e um percurso profissional não menos delicado devido à fragmentação do self, mas não atinge níveis de severidade como no autismo.
A esquizofrenia infantil
àparece ser menos grave. Há uma linguagem ,mas ela é idiossincrática, surgindo com frequência neologismos, formas bizarras de empregar as palavras antigas, como se a construção desta neolinguagem fosse uma caminhada ao lado da construção da linguagem das crianças “normais”. Estes neosignificados, esta complexa construção sintáctica é típica de todo este campo (as esquizofrenias infantis) em que o movimento desorganizativo foi mais tardio. Umas iniciam-se muito precocemente, outras tardiamente.
CAUSAS:
As causas são desconhecidas relativamente às psicoses infantis, mas podemos discutir aqui algumas hipóteses explicativas e tecer ainda mais algumas considerações sobre estes quadros psicopatológicos.
AS PSICOSES PRECOCES, manifestam-se, em regra até aos 3,4, 5 anos de idade, são as mais graves dado que a criança não complementou ainda o seu desenvolvimento; não criou uma estrutura consistente, porque nada foi adquirido de modo a poder solidificar o edifício psicológico.

Nas psicoses precoces podemos considerar:
1.  psicoses autistas
2.  psicoses simbióticas
3.  psicoses deficitárias
1. No autismo, há sempre uma constelação de quatro grandes sintomas:
.  isolamento: recusa quase total de contacto humano, nos casos mais graves, quando se força o contacto, a criança tem crises de “angústia de morte” devido à intrusão de que é alvo;
. relação com os objectos autisticos: é utilizado pela criança para obter sensações subjectivas;
. imutabilidade: constância dos espaços, nas mudanças de espaço por exemplo, a criança pode sentir-se completamente perdida. A explicação reside no facto de o interior destas crianças ser tão caótico, que elas têm necessidade de se identificar com o exterior;
.  estereotipias gestuais: tem como objectivo a busca de sensações;
.  perturbações da linguagem: desde a ausência total, até à sua
presença, mas sem grande valor comunicacional.
2. PSICOSES SIMBIÓTICAS (Mahler) dos 3-4 anos
Há até certa altura, um certo grau de desenvolvimento e de organização da personalidade, mas quando ocorre uma psicose simbiótica dá-se uma regressão total. O principal sintoma reside no facto de que , um acontecimento exterior (a mãe que se separa do filho) ou muitas vezes devido ao próprio desenvolvimento da criança (começa a andar e a falar e a distanciar-se cada vez mais da mãe) em que o fantasma da simbiose com a mãe é desfeito, eclode a psicose simbiótica.
3.  PSICOSES DEFICITÁRIAS
Há sintomas psicóticos e sintomas deficitários (deficit de inteligência) que podem coexistir. O que é que produz a psicose?
 Algum tempo atrás, pensava-se que os sintomas deficitários provocavam a psicose, hoje sabemos que não é assim.
Em relação à evolução das psicoses precoces, há dois riscos fundamentais: ou há evolução para a debilidade mental ou então existe o risco de evoluir para o isolamento. Do ponto de vista preventivo (até aos 18 meses de vida) a associação de vários destes sinais pode mostrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário